segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Lições sobre Mateus 28.18-20

Da esq. para dir. Presb. Carlos, Alberto, Franciele,André , Presb. Joel,  Júlia, Vinicius, Kevelyn  e pr Marcos Cruz  no culto de batismo e ceia realizado em 27/10/2019. foto: Maiara Pereira

A igreja deve dar atenção devida aos ensinos que tratam do desempenho dela no cumprimento da missão de evangelizar o mundo

Ao tratar com os discípulos sobre a evangelização, Jesus ensinou como eles deveriam realizar o trabalho. Na aula, ele destacou que para executar a tarefa é preciso ter uma ideia que os direcionem, exatamente, ao cumprimento da missão. Além disso, teriam que manter a igreja ativa e focada no processo educativo e de formação dos novos irmãos. Sobretudo aprofundou o processo pedagógico, ao qual a igreja deveria dar maior atenção.

O primeiro ponto do ensino foi o estratégico. A igreja precisa se movimentar, ser ativa e ir aos povos distantes das realidades propostas pelo Senhor. O próprio Cristo apresentou um plano estratégico para salvar as aldeias ainda não alcançadas pelo evangelho da graça. Na ocasião, ele enviou os discípulos para preparar o lugar onde ele haveria de pregar. Além dele, o apóstolo Paulo mostrou projeto de evangelização transcultural, como fez com Roma, quando quis ir à Espanha.

O segundo foi o produtivo. Não basta ir, é preciso produzir. A igreja não tem opção de ir e não produzir, antes, está claro que o dever engloba a produção de frutos que permaneçam até a vida eterna. Por que o Senhor fez a observação sobre frutos tão duradouros? Provavelmente, é possível que igreja apresente ou se contente com resultados terrenos, efêmeros e que não passem desta esfera de vida. Ou seja, entre os resultados passageiros, destaco o acumulo de riqueza, o sucesso profissional e coisas do gênero. Não digo que estes não devam ser observados pelo evangelista e pregador do evangelho da graça de Cristo, mas entendo que não deve ser o foco do semeador de boas novas.

O terceiro demostra que a missão é ritualística. Cristo mandou batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Há quem diga que o cristianismo verdadeiro nada tem a ver com rituais. Se nada tem a ver, como explicar a questão das cerimonias que ele mesmo mandou realizar? O batismo é uma ordenança instituída pelo próprio Cristo, não pode ser esquecida, de forma alguma.

Sobre a questão pedagógica, no mínimo, por duas vezes Jesus falou sobre o tema, embora deu diferente angulação para os casos. Na primeira, falou sobre o dever de ir e discipular; na segunda, sobre ensinar a guardar. As duas estão no campo do ensino. Mas a primeira, tem a ver com prática, enquanto a segunda, com conteúdo. Não basta que a igreja faça discípulo, que as pessoas sejam parecidas com seus mestres. Antes, a igreja precisa preocupar-se, também, com a base do ensino oferecido, sobretudo, deve desenvolver um bom método de memorização. 

Portanto,  segundo o Pentatêuco, os pais receberam a missão de fazer com que seus filhos guardassem o Tanakh no coração. Para isso, tinham que empenhar várias ações e modos, que os fizessem memorizar. Nessa linha, os apóstolos usaram reunião nos lares, na igreja, a música e a oração. Nós, porém, usamos aqueles mais os cultos de ensino, escolas bíblicas, áudio book, seminários, simpósios, revistas e o streaming.

O importante é que a igreja consiga cumprir as diretrizes passadas pelo Salvador Amado, em Mateus 28,18-20.

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado meu Deus por conceder esse momento em minha vida e com minha família.