domingo, 1 de dezembro de 2019

Os personagens de João 10 e suas competências


 No texto de João capítulo 10 Encontramos alguns personagens que valem a pena serem estudados.

Segundo a bíblia judaica, nesta passagem há um ladrão, um pastor, um porteiro, as ovelhas e “um” estranho. Já no texto de João Ferreira de Almeida, o ladrão é o estranho. O Interlinear Grego-Português, de cara, diz que o estranho é o que entra por qualquer lugar, menos pela porta e por isso é o ladrão.


Mas o fato é que nesta passagem há um estranho com interesse de que alguma ovelha o siga.

Confira: sem passar pelo portão e nem pelo porteiro o ladrão entrou no aprisco. No entanto, de lá não saiu, nem mesmo quando o pastor chamou as ovelhas para fora, porque apenas as ovelhas que reconheceram voz do pastor e foram obedientes a ele saíram. O ladrão não era ovelha, não era obediente, não reconhecia a voz do pastor, por isso não saiu quando o chamado surgiu.

O pastor entrou pelo portão, porque, segundo o texto do DR Davis Stein, foi admitido pelo porteiro.
Já o porteiro, segundo a bíblia, abriu a porta para o pastor entrar e, também, para sair acompanhado de ovelhas. Segundo a bíblia, o pastor retirou as ovelhas do curral.

As ovelhas atenderam ao chamado do pastor e seguiram-no na direção para o qual ele as conduziu.
Por último, segundo a bíblia judaica, um estranho aparece com destino oculto, não revelado. A bíblia apenas diz que as ovelhas não o seguiram.

O ladrão entrou e ficou no aprisco, enquanto o pastor entrou e saiu dele. O porteiro abriu a porta para o pastor entrar, falar, ser reconhecido, chamar as ovelhas e sair conduzindo-as para outro lugar. As ovelhas do pastor saíram com ele e foram para aonde ele as conduziu; e o estranho não conseguiu nenhuma ovelha do pastor.

Traduzindo:

Ladrão é qualquer pessoa que entra, mas não pela porta; o pastor é o que só consegue entrar porque o porteiro permite e, só entra pelo portão; o porteiro é a figura mais importante na cena, porque ele permite a entrada e a saída do pastor e das ovelhas. As ovelhas são aqueles que ouvem, reconhecem e seguem a vós do pastor, e o estranho é a pessoa que aparece quando as ovelhas estão em movimento, fora do aprisco.

A ovelha tem aprisco, tem pastor, tem ouvido, tem memória e obediência. O pastor tem permissão do porteiro, tem voz, comando e direção. O porteiro tem autoridade para deixar entrar e sair. Já o ladrão tem planos de roubar das ovelhas enquanto o estranho, que pode ser o mesmo ladrão, quer roubar a ovelha. Foi essa a mensagem de domingo, 02.12.2019



Nenhum comentário: