terça-feira, 22 de outubro de 2019

Discernimento livra crente de problemas


O dom de discernimento de espírito é urgente para que o cristão resista firme na fé, e não caia diante dos ataques do adversário 

O cristão precisa cercar-se de alguns cuidados para sobreviver aos ataques do inimigo. Mesmo dentro do templo, cercado de irmãos de fé, a falta de percepção expõe o cristão e permite que ele seja atingido por pessoas más intencionadas, que têm objetivo de destruir a fé cristã, denegrir o evangelho e desacreditar o trabalho realizado por pastores, comprometidos com a bíblia. Por essa razão, dom de discernir espírito é tão necessário para o seguidor de Cristo.
Joio e Trigo. Imagem: Google
Tem se tornado constante, o aparecimento de pessoas com revelações escandalosas, referindo-se a líderes evangélicos. É claro que muitos têm fundamento. Mas geralmente, as polemicas nada têm a ver com o verdadeiro cristão, ou com o desenvolvimento de uma igreja séria. Ainda assim, com tantos, maus exemplos, uma parte da sociedade pensa, que igreja não passa de uma fraude, com a finalidade de enriquecer seus “donos”, pastores.

É fato que na maioria dos casos, os assuntos são fabricados para dar conteúdo aquilo que se quer mostrar. Mas não se pode negar que há inúmeros oportunistas dentro dos templos, travestidos de pastores, explorando os fieis e produzindo toda essa onda de más notícias contra a igreja.

Por isso é preciso que os cristãos estejam atentos aos obreiros fraudulentos, infiltrados no rebanho de Deus, e desmascare-os a fim de  que se revelarem perante a igreja. Mas como fazer isso?  Em primeiro plano, questione-o, interrogue-o, prove-o até que seja revelado. Se for falso, ele não aguentará a prensa da igreja.

Em seguida, acompanhe-o, veja o passo a passo da vida do indivíduo, especialmente dentro de casa. Mas como geralmente não é possível cumprir essa regra na íntegra, precisa-se analisar o comportamento no ambiente onde convive, com as pessoas que negocia, por onde anda e etc..

Quando se fala em interrogar um individuo, geralmente, a igreja padece. Porque nem sempre há alguém com a capacidade de tomar tal decisão. E por conta do emocional, que, nessa hora, acaba prevalecendo diante da razão, o questionamento não será feito, e o falso obreiro consegue o espaço pretendido, para causar estrago na comunidade de Cristo. Não aprove o mau comportamento apresentado pelo sujeito, mesmo que seja agradável.

Deve-se ter em mente que a igreja não é um espaço fechado, onde a ascensão de novos líderes para servir ao Senhor é impedida. Mas, é preciso provar as pessoas antes de ocuparem novos postos de serviços.

O texto onde a parábola do trigo e do joio é contada ensina, que com permissão do dono, o joio deve crescer junto com o trigo. Segundo o texto sagrado, ele fica tão bonito que até se parece com o trigo, mas é joio. Além disso, a bíblia ordena aos crentes, para não arrancarem o joio.  Ela não fala nada referente a prová-lo, pisá-lo, aperta-lo, peneira-lo e etc. Sobre esse assunto, as Escrituras dizem que o joio preservado para o dia do juízo, quando será queimado no fogo eterno.


Nenhum comentário: