terça-feira, 8 de outubro de 2019

Lições sobre a ceia e reflexão referente ao valor da igreja


A ceia reúne pessoas que acreditam em Cristo e  em sua obra vicária; ela demonstra o quanto o homem vale para Deus.

No dia 5 de outubro de 2019, estive na igreja onde congrega uma irmã que toca na mesma orquestra que eu, Orquestra Peregrinos Para Sião, e compartilhei sobre a Ceia do Senhor, registrado na primeira carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 11.

Falei que a ceia apresenta algumas lições que valem a pena meditar. Uma delas é a de dar e receber, envolvido no cerimonial. Observe que o verbo ”dar” é repetido várias vezes no texto, e outra vez, no contexto. Neste caso, está escrito que quem chegasse primeiro deveria esperar por quem ainda não havia chegado. Ou seja, aqui o "dar" está implícito. No mais, o texto diz que Paulo recebeu as informações sobre a ceia diretamente do Senhor, e depois, "deu" aos irmãos de Corinto; também diz que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e suco, abençoou e "deu". Portanto, há uma prevalência do verbo "dar" na Ceia do Senhor.
Momento de celebração da Ceia do Senhor na Assembleia de Deus Min de Interlagos. Foto: Boas Almeida
Além disso, aprendemos que as pessoas que tomam ceia foram convidadas pelo próprio senhor Jesus. Em todo o novo testamento, está registrado que Cristo chamou pessoas para, juntos, fazerem refeições. Confira em Mt 14 e 15, na multiplicação dos pães, e em João 6.35; 7.37-38 ,no ultimo dia da festa e ,também, em outros textos bíblicos.

No caso da cerimônia registrada em Lucas 22, especificamente, apesar de o tempo verbal da frase estar no imperativo, o que sugere uma ordem dada aos discípulos para que preparassem a páscoa, o versículo 15,  dá o tom de convite. Pois assim está escrito, “Desejei ansiosamente comer esta páscoa com vocês antes de sofrer.“ (NVI). Neste caso, Lucas registrou com quem Jesus queria cear, naquele momento. É possível ver, no contexto, o convite feito aos homens, pois Jesus teve o desejo de cear com os discípulos e foi atendido por eles. O escritor passa a ideia de que o desejo de Jesus poderia não ser atendido, porque a vontade era apenas dele.

No desenrolar daquele ato, Cristo instituiu a ceia, praticada pela igreja. Porém, a Ceia do Senhor não é a páscoa dos Judeus. O primeiro era um cerimonial ordenado e, ainda, praticado pelo judaísmo, enquanto o segundo, instituído por Cristo, é praticado pela igreja. Em Corintios, o apóstolo Paulo falou do segundo e deu instruções de como faze-lo, e não do primeiro. 

A igreja entende que a ceia é uma ordenança, e eu também penso assim. Vejo, também, que acima da ordem de como realizar a ceia está o convite para que os pecadores sigam o Cristo. Ele convidou! Sem atender o convite para segui-lo, não há como participar da ceia . A Ceia é um cerimonial que simboliza que Cristo morreu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e um dia retornará para arrebatar a igreja. Todos são convidados a crer nisso, mas nem todos acreditam.

Às vezes penso que o discurso pregado na igreja coloca o homem como alguém tão insignificante, que enfraquece o sacrifício feito pelo Salvador. No que se refere a comparar o homem com Deus, com certeza, o homem é pó. No entanto, a bíblia nos chama de pó quando confronta o homem na sua arrogância, no seu ego, no desejo de ser igual a Deus ou mesmo, na ideia de que não precisa dEle. Nesse sentido, o homem é pó.

Mas quando aplicado ao homem arrependido e convertido ao Senhor, parece que tem efeito contrário. Pois sugere a ideia de que o Cristo se sacrificou por alguém que não valia e continua não valendo nada, mesmo após o novo nascimento. Penso que homem rendido ao Cristo, nascido de novo, revestido do Espírito Santo, chamado de templo da terceira pessoa da trindade, de noiva do Cordeiro, identificado como quem recebeu promessas sobre o arrebatamento, ressurreição dos mortos e vida eterna não pode ser desqualificado, de forma alguma.

Portanto, se a ceia é o ajuntamento daqueles que vão para o céu; se só irão para o céu aqueles que receberam e atenderam ao convite feito pelo Salvador Amado. Logo, o Salvador Amado convidou as pessoas que vão ao céu para tomarem ceia.

A meu ver, erra o crente que vai ao culto de ceia porque é uma convocação ministerial, ou porque o pastor vai chamar à atenção e muitos outros motivos. Penso que acerta quem ceia porque foi convidado pelo Salvador; porque Ele ordenou que fosse preparada a ceia para aqueles que creram nele; porque é uma reunião de avivamento, de celebração, de alegria porque Cristo morreu pelo homem e porque a reunião da ceia é entre irmãos em Cristo, que comungam a mesma esperança
.
Vem cear”, o Mestre chama – “vem cear”.
Mesmo hoje tu te podes saciar;
Poucos pães multiplicou,
Água em vinho transformou,
Vem, faminto, a Jesus, “vem cear”.
Harpa Cristã, hino 301

Nenhum comentário: