sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Mulher com doutorado está fora da vontade de Deus. Será?

De onde o Bispo Macedo tirou a ideia de que a mulher que faz faculdade se afasta do plano divino?
Não acreditei quando uma pessoa com quem trabalho, no estágio, me informou que o líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) havia dito que as filhas, dele, cursariam apenas ensino médio, porque o curso superior as colocaria na posição de cabeça e essa condição é contra a vontade de Deus. Tal pensamento é estranho para os leitores da bíblia.

É fato que ele falou para seu povo, no seu templo, sobre suas filhas. No entanto, o discurso de um líder como ele influencia a comunidade que está sob sua liderança, e transmitido pela TV,  respinga nas mulheres que congregam em outras igrejas, além de aterrorizar as que não frequentam um templo evangélico.

Para não ter dúvidas do sermão do bispo, vamos à transcrição do vídeo.
“...Vocês precisam saber, quando nós fomos pra fora, lá nos Estados Unidos, elas, às duas eu falei, vocês vão fazer o High School, que é apenas ensino médio. Vocês não vão fazer faculdade. A Ester me apoiou! Mas os parentes acharam um absurdo, por que vocês não vão fazer faculdade?  porque se você se formar em uma determinada profissão você vai servir a sim mesmo, você vai trabalhar para si. Mas eu não quero isso! Vocês vieram para servir a Deus eu quero que vocês sirvam a Deus. Entendeu o que estou falando? Não estou contra você estudar e se formar não, mas no caso delas, eu não as criei para servirem a sim mesmas, eu as criei para servirem ao Senhor . Você vai fazer até o ensino médio, depois, se você quiser, você vai fazer a faculdade, você que sabe. Até o seu casamento, você será apenas uma pessoa de ensino médio... Se a Cristiane, na minha visão, fosse doutora e tivesse um grau de conhecimento elevado e encontrasse um rapaz que tivesse um grau de conhecimento baixo, ele não seria o cabeça, ela seria cabeça. E se ela fosse a cabeça, não serviria a vontade de Deus"

Em qual texto bíblico ele se apoiou para dizer que a mulher graduada deixa de servir a Deus?  Essa fala está carregada de erros de interpretação sobre o posicionamento do homem como cabeça e da mulher com formação, em relação da vontade de Deus.

O líder da IURD se desconectou do livro sagrado ao dizer isso, porque, há na bíblia exemplos de mulheres que apresentaram nível alto de conhecimento e, nem por isso deixaram de servir ao Senhor. Vejamos o caso de Priscila, registrado em vários livros do Novo Testamento.
Antes, porém, leiamos o que Paul Gardner escreveu sobre ela: “Das seis vezes em que o casal [Priscila e Áquila] é mencionado, em quatro Priscila é citada em primeiro lugar. Isso tem levado vários estudiosos a acreditar que ela pertencia a uma classe superior à do marido. Sustenta-se que Áquila era escravo judeu que conquistou a liberdade em Roma e Priscila pertencia a uma família romana chamada ‘Prisca’”.
A Bíblia registra, em Atos 18.18-26, que um eloquente pregador, por nome de Apolo, passou pela cidade de Éfeso, pregando o evangelho. Também diz que, após o ouvir, ela tomou a iniciativa de convida-lo  para ir à sua casa, a fim de ensina-lo um pouco mais, sobre coisas “maiores do que as que ele sabia”.

Assim sendo, uma mulher com características de uma família romana, na época, superior à do marido serviu a Deus e cooperou com o apóstolo Paulo. Veja: Ela examinou o sermão de Apolo, identificou que ele sequer conhecia o Espírito Santo, convidou-o para ir à sua casa , a fim de aprender um pouco mais; serviu o ministério de Paulo com muita presença e, aparentemente, teve mais visão do destino para aonde devia seguir, e nem por isso deixou de servir a Deus. Portanto, a mulher ter uma visão de campo maior que o homem não significa que ela está fora da vontade de Deus.

Se o pensamento do bispo Macedo tivesse embasamento bíblico, certamente, a história de Priscila não estaria registrada no Novo Testamento.

Nenhum comentário: