quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Deus não se nivela por baixo



Atribuir à queda do helicóptero que matou o jornalista Ricardo Boechat à vingança de Deus, é no mínimo falta de seriedade na interpretação da bíblia.
Nos últimos dias circulou pelas redes sociais, mensagens que se referiram ao desafeto que o jornalista da Band teve com o pastor Silas Malafaia, e a entrevista que deu ao apresentador Danilo Gentili , no seu programa de entrevista no SBT, como o motivo da tragédia ocorrida em 11 de fevereiro de 2019 e, que vitimou o Boechat e o piloto da aeronave.
Tais mensagens são expostas com base no texto de Dt 32.35 que diz, “minha é a vingança, diz o Senhor dos Exércitos”, e em outros que apontam o dia em que os ímpios receberão a punição pelo distanciamento do evangelho de Cristo.
Acontece que vingança, em primeiro lugar, é algo que o próprio Deus proíbe para os crentes. (confira em Lv 19.18; Rm 12.19). Outro texto dize que o “Senhor vingará os servos, trará vingança aos adversários”. (Dt. 32.43) . Será que Deus tinha o Boechat como adversário? O jornalista era tão grande a ponto de se constituir um adversário compatível à Deus? Será que conseguiu ofende-Lo?
Orlando Boyer, refere-se a vingar, como “infligir punição a alguém para satisfação pessoal de (uma pessoa ofendida)”. (Boyer O.S. pequena enciclopédia bíblica pág.641-Vida) 
É pequeno pensar que Deus se ofenderia com o jornalista pelos motivos acima e, o puniria por meio da tragédia. Também é confuso interpretar os acidentes ou tragédias como punição e vingança da parte de Deus, porque pastores como Luís Antônio, (morto no acidente com o avião da Tam em 2007) tiveram a vida ceifada também de forma trágica e, não eram blasfemos, incrédulos, escarnecedores e etc.
Fica mais difícil conceber essa ideia, porque a vingança é movida pelo ódio, rancor e coisas semelhantes. Sentimentos que jamais poderíamos encontrar em Deus. Pois o Senhor está acima de toda essa compreensão que temos do fato.
Quanto à morte do Ricardo Boechat, não tenho dúvidas de que foi ocasionada por uma pane mecânica. Além disso, não creio que Deus tenha provocado o defeito na aeronave para mata-lo. Também não o enxerguei tão grande a ponto de provocar a ira de Deus, e nem entendo oTodo poderoso tão pequeno, a ponto de executar planos baseados no rancor.
Que o âncora do jornal da Band se encontrará com o Eterno no dia do julgamento, vai! Que dará conta de tudo o que disse e fez, sim!  Se ele se arrependeu momentos antes de morrer, não sei! Não posso julgar ninguém. Não tenho esse direito e, nem sou justo para tal coisa! Mas creio que todas as correções anunciadas pelo Senhor, ao longo de tantos anos, certamente virão sobre ele e todos os que não acreditaram na palavra de Deus enquanto viveram.

Nenhum comentário: