domingo, 16 de março de 2025

Qual é o papel da Escola Dominical?

Revista lições Bíblicas: da internet

A Escola Dominical precisa ser reconhecida pelo seu alcance e importância pela comunidade evangélica. Mas será que isso tem acontecido? 

É claro que essa questão somente pode ser respondida individualmente, e mesmo que verbalmente nem todos digam que a desprezam, a forma que tratam essa instituição anuncia claramente a importância dada aos estudos dominicais.

No entanto, alguns pontos levantados a seguir auxiliam no auto exame, já que as respostas são individuais. Os pontos são:

  • Nos projetos de construções das igrejas constam salas de aula?
  • As lições bíblicas estudadas no último domingo são ruminadas em casa pelos estudantes;
  • Os analfabetos que frequentam a ED deixam essa condição?

Mencionei apenas três campos nos quais a ED pode atuar, a saber: instituição, família e comunidade, exatamente, por questão de espaço e tempo, mas o assunto pode ser tanto aprofundado como alargado.

É triste ouvir aos domingos o discurso do improviso "arrume um canto para essa sala, pode ser aqui ou..." e não ter espectativa de mudança. Esse sermão diz que apesar de ser o que é, como instituição, nas Assembleias de Deus (não em todas) a educação ainda não ocupa o espaço que precisa e merece.

Se pela análise do discurso, a instituição ainda não dá a devida importância à Escola Dominical, a questão fica pior quando passamos a olhar no campo da família. 

Por onde andam as revistas Lições Bíblicas dos estudantes. Grosso modo, pode dizer: nos painéis dos carros, no meio das páginas amareladas da Bíblia, na estante, no rack da sala e por aí vai. Não sei dizer quantos as mantém na escrivaninha do escritório, ao lado do computador ou em outros ambientes de trabalho ou estudo, mas sei que existe esse dado e pretendo busca-lo para entender esse universo.

No entanto, se o exemplar está sumido ou deixado em qualquer lugar, imagine o assunto contido nele? Como muitos alunos não entenderam o assunto da última lição, pressuposto está que não entenderão os próximos, por isso, sequer os temas serão comentados e discutidos com a família no decorrer da semana.

Por fim, o último patamar da minha reflexão fala da própria Escola Dominical. Ver um analfabeto ir à casa das letras, mas voltar para casa na mesma condição é o mesmo que o médico que não sabe que é médico, por isso, não receita remédios para o doente, ou o mecânico que não conhece ferramentas,  nem mecânica e por aí vai. Pode analfabetos frequentar a escola da igreja e continuar sendo analfabetos!? Não sei você, mas em muitas igrejas essa condição de alguns membros não provoca nenhuma reação.

Como mencionei anteriormente, não tenho pretensão de esgotar esse assunto porque é parte de minha pesquisa de doutorado em teologia, no entanto, ao longo dos próximos anos vou discorrer sobre esse assunto ancorado na interdisciplinaridade, com predominância nos pressupostos teóricos da teologia prática.


Ore por nós

Nenhum comentário: