sábado, 7 de março de 2020

Salvação e expiação

Por Marcos Cruz

Galera, vamos falar das coisas que Jesus fez por nós?

Essa lição foi um pouco mais fácil do que as anteriores, embora alguns termos, por serem teológicos, foram difíceis pra gente entender, mas deu tudo certo.

Você já ouviu falar de morte vicária e expiação? não!? Vamos falar destas coisas.
Na lição de número quatro, de nossa revista, o assunto foi sobre as coisas que Jesus fez por nós, enquanto esteve no mundo.

Em primeiro lugar, o sacrifício de Cristo foi substitutivo, ou seja, Ele morreu no lugar do homem. Você deve pensar: Mas por que ele morreu em meu lugar? Por que eu teria que morrer, sendo que nada fiz para merecer, ainda mais, uma morte tão dolorosa como a de cruz?

Pois bem, você já ouviu falar do Pecado Original? Esse tipo de pecado refere-se àquelas coisas que nos contam sobre Adão e Eva, que comeram do fruto proibido. Quando decidiram comer, exatamente, daquela árvore que Deus lhes proibiu, eles permitiram que o pecado entrasse no mundo e que toda raça humana fosse culpada pelo pecado cometido por eles, no Éden. Até aquele momento não havia pecado no homem, ele entrou por meio do primeiro casal.

A serpente, chamada em outros textos das escrituras de antiga serpente e dragão, diz a bíblia, que pecou desde o princípio. Ela seduziu os moradores do Jardim no Éden e eles comeram do fruto. Por terem desobedecido o Todo Poderoso, eles caíram, e derrubaram toda a raça humana. Isso mesmo que você leu! Isto é, a queda do primeiro casal gerou o Pecado Original, e esse passou a ser imputado à toda pessoa que nasceu no mundo.

Em relação à cruz, é bom que se diga, que era uma sentença dada à pessoas que tinham cometidos os piores pecados, ou seja, apenas os piores homens seriam crucificados. Se falamos que, após o pecado, todo ser vivo nasceu pecador, logo todos deveriam ser condenados à morte de cruz. Mas Jesus não deixou isso acontecer, ele morreu em lugar do homem. Entende, agora, o motivo pelo qual o sacrifício de Jesus foi vicário, ou seja, substitutivo? Ele morreu em lugar do homem!

Em segundo, o sacrifício de Jesus foi expiatório. O que é isso? Toda culpa imposta ao homem por causa do pecado de Adão, ele, Jesus, tirou. Resumindo, Ele deixou o homem totalmente limpo!

Para finalizar, mesmo que o homem tenha que voltar-se para Deus quando ouve a pregação, deve-se esclarecer que não há nenhum mérito humano no plano salvífico. O mérito é de Deus.

Nenhum comentário: