quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Dê onde veio o "espírito mau" que atormentava Shaul?


Não é possível acreditar que o Diabo não tenha responsabilidade no tormento que rei sofreu


texto 1 Sm 16.14
Português

"Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul , e o atormentava um espírito maligno da parte do Senhor".

Hebraico

"ורוח יהוה סעם שאול ובעתתו רוח חעה מאת יהוה"


davi-tocao-harpa-perante-saul-by-william-brassey-hole_
eliseu-antonio-gomes_belverede

 A lição do primeiro trimestre deste ano,comentada pelo pastor Esequias Soares, discute o tema “Batalha Espiritual”. O assunto é bom, promove discussão na classe e, desperta o senso crítico nos alunos.
No entanto, há um ponto que o pastor comenta no Livro, e dele, quero falar.
Assim diz o comentarista na página 25: “... uma vez que o Espírito do Senhor se retirou de Saul, isso indica não ser mais ele o escolhido para reinar, e dessa forma Deus enviou o ‘espírito mau’ para o assombrar e o atormentar. Trata-se de um espirito da parte de Deus, e não de Satanás”. Soares,  E. Batalha Espiritual. CPAD, 2018
A meu ver, o autor tira a responsabilidade do diabo  nesse episódio, ao destacar que o espirito mau não é da parte do diabo ( e não do Diabo), e coloca na conta de Deus.  Dá-se a impressão, de que, o “espírito mau”, fez todo o processo sem querer, e que Deus, por sua soberania, determinou que o referido espirito fizesse a desgraça na vida do monarca. 
Ao analisar o texto com mais cuidado, percebemos que a locução “ da parte de”, utilizada nas traduções Almeida, sugere a interpretação de que Deus enviou o espírito. Mas no hebraico a expressão utilizada é “מאת” “meet”, que traz a ideia de "procedência", ou seja, deslocamento que alguém faz de um local para outro,  "ponto de partida ", e não "em nome de" , como sugere o comentarista da lição.
Assim penso que com a autorização do Todo Poderoso, o “espírito mau” veio de “junto” de Deus, mas não “da parte” ou "em nome de Deus", como sugere a interpretação do comentarista da lição. De “junto” de Deus o Diabo também saiu para provar o Jó.
Portanto, entendo que Deus autorizou que o “espírito mau” fizesse o que fez com Shaul, mas não que Deus o tenha ordenado e o nomeado para executar a missão, embora Deus seja soberano.

Nenhum comentário: